Logo set Brasao tjgo
PROCESSOS JUDICIAIS E ADMINISTRATIVOS

Cálculo de Amostragem Processual

Retorno



Cálculo do Tamanho da Amostra

A fórmula utilizada para dimensionamento do tamanho da amostra: n = [Np(1-p)]/[N*D+p(1-p)] considera-se N o tamanho da população, p a variância de uma distribuição binomial, D=B²/Za², sendo B o erro máximo desejado e Za o índice de confiança, temos:
p=
B=
Za=


Some-se a isso a questão de que, qualquer que seja o plano amostral desenvolvido para armazenamento de um acervo documental, não se sabe ao certo o objeto das pesquisas que serão realizadas no futuro, ou seja, o parâmetro que se quer estimar, um dos elementos mais importantes na seleção da amostra, neste caso, não é conhecido. Por esse motivo, a proposta baseia-se na seleção de amostras para estimar proporções, adotando valores que gerem maior variância possível, o que gerará amostra baseada em critério mais conservador.


Fonte de cálculos no Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário. REFERÊNCIA: Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário, versão 1.0, Conselho Nacional de Justiça, Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (PRONAME), 2011.